top of page

Stone Gossard Relic (parte 3)...

  • Foto do escritor: Gabriel Lahr
    Gabriel Lahr
  • 18 de set. de 2016
  • 3 min de leitura

Eaí pessoal, voltamos para mais uma etapa do projeto de Relic, creio que esta será a penúltima parte, não sei, só sei que estamos muito perto do final hahaha (e a ansiedade de ver a guita pronta está a mil!!!)... Mas vamos ao que interessa, as atualizações, acompanhe aí!!




Depois de fazer os desgastes (e melhorias) com o processo de fosqueamento e desgastar também as partes cromadas, continuamos com a "destruição" agora dos knobs e escudo. O que aconteceu foi que após uma pré-montagem não me contentei com o escudo brilhante e novinho, sim, a ideia era deixar ele novo afinal na guitarra do Stone ele parece bem branquinho pelas fotos de referência. Mas como já disse antes, a Fender dele está sendo só uma base, a ideia é criar minha própria relic baseada na dele, então sendo assim, fui lá sujar o escudo haha...


Tanto no escudo como nos knobs o processo foi o mesmo (processo este que também aprendi através do blog Louco Por Guitarra), primeiro lixei as peças com lixa 400, assim quebrando o verniz e brilho delas e preparando para a etapa seguinte de criar os desgastes.


Para sujar estas peças utilizei tinta acrílica:


Tinta acrilica, uma esponjinha ou mesmo um pano seco podem criar um bom efeito de desgaste e sujeira...



Um pinguinho de tinta aqui, outro ali e espalhe tudo sem medo haha...



Este processo de "amarelamento" do plastico consiste basicamente em aplicar um pouco de tinta após lixar as peças e espalhar com uma esponjinha ou um pano seco, depois que espalhar bem continue esfregando a superfície como se estivesse tentando retirar mesmo a tinta, uma limpeza a seco. E para finalizar use água corrente e continue esfregando para retirar o excesso (mas cuidado para não retirar toda a tinta).


O resultado foi este:

Um tom geral mais amarelado e fosco...


Agora o visual me agradou bem mais haha....



Mas caso você quera arriscar fazer este envelhecimento pode estar utilizando outras tintas, ou mesmo uma técnica diferente onde você deixa as peças mergulhadas por alguns dias em uma mistura de café, molho de tomate, chá entre tantas outras coisas. Mas certos tipos de plásticos (como é o caso destes dessa minha guitarra) não pegam a cor amarelada através deste processo. Confere o site da Pauleira lá, ela usa bastante esta técnica e é bem legal!!


E por fim a ultima atualização de hoje fica por conta de uma melhoria não visual (embora creio que isso também) mas sim da sonoridade do instrumento...


Chegou esta maravilha hahahaha...



Este é um projeto em aberto tratando-se de melhorias na sonoridade do instrumento, como não será possível fazer tudo de uma vez, como troca de tarraxas, captadores, etc, vou aos poucos mesmo e sem pressa haha... E a primeira melhoria é um novo bloco de ponte para substituir o velho e fraquinho original.

Claro que por mais melhorias que eu faça a guitarra nunca irá soar como uma Fender ou outras marcas famosas e top de linha, mas são algumas mudanças que nos deixam mais contente com nosso instrumento e por isso, para mim, valem a pena serem feitas!!


O antigo e o novo bloco... que diferença ein!!



Realmente tenho que agradecer ao Carlos Manara pelo excelente trabalho, ele foi super atencioso e me fez varias perguntas sobre a guitarra após eu realizar a compra para que não houvessem erros e ele pudesse me mandar um produto da melhor qualidade. Super recomendo o trabalho dele e não fica para trás de nenhuma marca famosa em termos de qualidade. Se quiser saber um pouco mais sobre os blocos fabricados pelo Carlos confira a matéria no blog do LPG!!


Mas vamos a instalação então, o bloco já vem com os três parafusos novinhos (caso você não queira utilizar os antigos), neste caso optei por utilizar a parte de cima da ponte original, então foi só parafusar tudo no lugar e os encaixes estavam perfeitos


Tudo em seu devido lugar...



Vale ressaltar a diferença de peso do bloco original em zinco para este em aço puro, ao segurar um em cada mão o bloco Manara que pesa algo em torno de 300g parecia pesar na verdade uns 3Kg hahahaha... Fiquei impressionado com a diferença.

Vamos ver como vai ficar o timbre da guitarra ao final disso tudo!!


Então é isso pessoal, este post ficou um puco mais extenso mas estamos muito próximo do final deste projeto, vamos que vamos!!!! Até mais!!


Gabriel.

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page